Instituto 5 Elementos apresenta resultados de projeto

0
969

Foto:

Mônica Borba apresentou os resultados do projeto aos seus parceiros na Sub Lapa

Os parceiros do projeto Consumo Sustentável e Ação dos Resíduos Sólidos na Subprefeitura Lapa, realizado pelo Instituto 5 Elementos, se reuniram na quarta-feira, 17, para conhecer os principais resultados obtidos pelo projeto que começou em agosto de 2013, com financiamento do FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. A reunião contou com a presença da subprefeita da Lapa, Jackeline Morena de Oliveira, e do representante da Amlurb, Tadeu Dias Pais, que informou que as ações do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos de São Paulo será acelerado na região da Sub Lapa.

O projeto contou com 34 parceiros locais, entre eles o Jornal da Gente, com o propósito de difundir a prática dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), por meio da disponibilização de informações sobre consumo e descarte sustentável, alimentação saudável e técnicas de compostagem e aproveitamento de sobras de alimentos. Outro foco de ação do programa é fortalecer a coleta seletiva e reduzir a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários.

Além de matérias e interação por meio de redes sociais, o projeto também lançou o Mapa do Consumo e Descarte Sustentável, seu principal produto de comunicação que teve com tiragem de 85 mil exemplares que foram distribuídos pelos parceiros do projeto na região da Subprefeitura Lapa. O folder traz informações sobre como descartar os vários tipos de resíduos produzidos nas residências – como os recicláveis, remédios, de reformas, eletroeletrônicos e outros – e o que fazer com os resíduos úmidos para transformá-los em adubo. O mapa/folder também apresenta um mapa da Sub Lapa, onde foram identificados pontos de entrega de resíduos, de consumo de produtos orgânicos e de práticas de sustentabilidade.

Na segunda fase do projeto será elaborado um aplicativo contendo todas as informações do Mapa/Folder do Consumo e Descarte Sustentável na região, além da realização de oficinas para apresentar e divulgar o uso, promovendo o controle social dos pontos e ampliação da rede de parceiros. Também será criado um Fórum Permanente do Consumo e Descarte Sustentável, no qual serão agregados os parceiros do projeto e conselheiros do Cades e da Subprefeitura Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA