LAPA MUNDI

0
1113

Bike
Com a instalação de ciclofaixas e ciclovias, como a da Gastão Vidigal na Vila Leopoldina, o mercado de bicicletas passa por crescimento. Cresceu tanto que aqueceu outro mercado, o de roubo e furtos de bikes. O comentário é que os criminosos fazem a venda do produto do roubo perto das próprias ciclovias. Na Leopoldina a negociação das bikes subtraídas de seus donos acontecem nas proximidades da Praça Apecatu, entre a Queiroz Filho e Professor Fonseca Rodrigues, na Vila Leopoldina.  Parece brincadeira, mas não é.  

Justiça
Saiu a decisão do recurso no TSE: a ex-subprefeita da Lapa Soninha Francine teve a candidatura deferida. O Ministro Henrique Neves do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu a decisão do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) e deferiu o registro da candidatura de Soninha, em decisão publicada na terça-feira, 30. O TRE havia indeferido o registro com base numa decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que desaprovou as contas da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico) em 2011, ano em que os responsáveis pela autarquia eram Valmir Madázio e Soninha. Para o Ministro do TSE, “da análise do caso concreto pode-se concluir que as apontadas irregularidades constituem vícios formais que não comprometem o erário e não constituem ato de improbidade administrativa”. Henrique Neves ressalta ainda que “a Corte de Contas sequer mencionou a existência de dano ao erário na espécie, deixando, ademais, de impor multa à recorrente”. “Como é bom ler uma sentença – não o termo mais apropriado para esse caso, mas a sensação é a mesma – que faça justiça. Ainda espero ser capaz de demonstrar, no Tribunal de Contas do Estado, que o parecer é muito equivocado. Mas ao menos o TSE (que de fato é um tribunal, enquanto os Tribunais de Contas são órgãos auxiliares do Legislativo, é bom ressaltar porque pouquíssimos sabem a diferença) reconheceu, mesmo com essa reprovação, que não houve dano ao erário, muito menos ato de improbidade administrativa. Que alívio”, diz Soninha sobre a decisão.

Sem carro 
A CET deixou alguns motoristas sem carro depois do encontro da presidenciável Marina Silva, que aconteceu nesta semana no Espaço do Bosque, na Rua Werner Von Siemens, na Lapa de Baixo, dentro do condomínio Business. Quem participou ficou por cerca de três horas no evento. Tempo suficiente para CET guinchar os carros estacionados próximo ou em frente ao ponto de ônibus  do outro lado da entrada do espaço.  

Homenagem
Irineu Egute, da Ótica da Lapa, e dona Jacyra do Carmo Curado, do Colégio e Faculdades Campos Salles, agora dão nome a duas praças na região da Lapa. A praça que homenageia Irineu Egute fica na Rua Mercedes com Sacadura Cabral e a que homenageia dona Jacyra do Carmo Curado na Rua Nossa Senhora da Lapa com Faustolo. A homenagem teve origem na propositura apresentada pelo vereador Aurélio Nomura. 

Marco da Paz
O morador da região da Lapa e assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo, Gaetano Luigi Brancati foi convidado para apresentação do projeto do monumento Marco da Paz na conferência do parlamento (La Legislatura de La Ciudad Autónoma) de Buenos Aires  no próximo dia 8, para falar do seu objetivo que é a disseminação da cultura de paz. Segundo Luigi, o projeto do Marco da Paz já foi aprovado pelo parlamento e será erguidos em terras portenhas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA