A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo por mais duas semanas, até 31 de dezembro, com o intuito de ampliar a imunização de crianças contra essas doenças no Estado. Até o momento, foram aplicadas mais de 4,1 milhões de doses de vacinas em todo o Estado.
É recomendável que os pais e responsáveis verifiquem se haverá expediente e qual o horário de funcionamento dos postos de saúde no último dia do ano. A vacina contra o sarampo deve ser aplicada em crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. Já a da poliomelite é indicada para bebês com mais de seis meses e menos de 5 anos.
Não há registro de casos de paralisia infantil em São Paulo há 26 anos, e desde 2000 não existem casos autóctones de sarampo no Estado. “A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra o sarampo e a poliomielite. Por isso, é importante que pais e responsáveis aproveitem a prorrogação do prazo de encerramento da campanha para levar as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.