O Plano Municipal de Mobilidade da Cidade (PlanMob) foi apresentado à comunidade em reunião com técnicos da SPTrans e CET, terça-feira, 3, na Subprefeitura Lapa. Coordenada pela Secretaria dos Transportes, a elaboração do PLanMob é feita por um Grupo de Trabalho intersecretarial composto pelas secretarias do Verde e Meio Ambiente, do Desenvolvimento Urbano, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do Planejamento Orçamento e Gestão, de Infraestrutura Urbana e Obras, da Habitação e da Coordenação das Subprefeituras.
O técnico da SPTrans, Eduardo Facchini explicou que o plano constitui em um instrumento de gestão pública que tem o objetivo de orientar as ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana que já estão em curso e para os próximos anos, a partir das diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Um dos princípios fundamentais do PlanMob é a integração de todos os modais de deslocamentos, mas com prioridade para o transporte coletivo e incentivo a opções não motorizadas.
Entre as solitações dos lapeanos estava a melhoria de calçadas. Facchini disse que o secretário de Transportes Jilmar Tatto está em trativas com os secretários Ricardo Teixeira (Subprefeituras) e Alexandre Padilha (Relações Governamentais) sobre as calçadas. “A participação dos segmentos sociais vinha ocorrendo desde 2013 e 2014 nas reuniões do Conselho de Transportes. Agora estamos na etapa conclusiva que a população terá como contribuir em reuniões ou por meio da internet (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/planmob)”.