Há cerca de dois meses os moradores da Lapa de Baixo, mais especificamente da Rua Tenente Landy, vem sofrendo com os ônibus articulados que começaram a circular nas suas ruas. Trata-se da linha Petrônio Portela – Barra Funda (129F) que mais de uma vez por dia fica “entalada” na curva entre as ruas Félix Guilhem e Tenente Landy, resultado do tamanho do veículo e do estacionamento irregular de carros na região da curva. “O articulado é uma excelente ideia, pois a quantidade de passageiros que os mesmos levam é ótima. Mas as ruas que eles estão passando na Lapa de Baixo, para fazer o percurso, em alguns pontos são muito estreitas, com muita ondulação e buracos”, afirma o morador Nelson Dalla Fontana Jr. Com o fechamento da via, a fila de veículos chega até a Praça Jácomo Zanella.
Os moradores e comerciantes buscaram ajuda para evitar os confrontos, pois relatam que já houve até apedrejamento de um carro que estava irregularmente estacionado na Tenente Landy e o linchamento de um motorista que estacionou na curva. A solução da CET há quinze dias foi a colocação de cavaletes e cones, que logo foram destruídos e inutilizados. Em nota, a CET informou que após vistorias na região, este cruzamento foi inserido no programa de fiscalização periódica, a fim de coibir desrespeitos ao Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, foram elaborados projetos de sinalização vertical e horizontal com o objetivo de ampliar as condições de segurança e fluidez viária nessas ruas. Os projetos serão executados de acordo com o cronograma do Departamento de Sinalização da Companhia. Já a SPTrans foi questionada sobre a inconformidade do veículo às vias da Lapa de Baixo, mas não respondeu até o fechamento desta edição.