Apesar do sucesso, feira deixa|lixo pelas ruas da Pompeia

0
1228

Foto:

Feira da Pompeia

A Feira de Artes e Cultura da Vila Pompeia foi um sucesso em meio à polêmica de autorizações da Prefeitura. Segundo o coordenador do Centro Cultural Pompeia e organizador do evento, Cleber Falcão, o público estimado foi de 60 mil pessoas na 28ª edição do evento ,no domingo (17). Barracas de artesanato e palcos com shows ficaram espalhados nas ruas Ministro Ferreira Alves, Tucuna, Caraibas, Xerentes, Maringá e Padre Chico. De acordo com o coordenador, nenhum incidente foi registrado.

Apesar do sucesso de público, a feira gerou reclamações de moradores. A presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia, Maria Antonietta de Lima e Silva foi uma delas. Na Caraíbas, onde Antonietta reside, vários moradores são idosos com problemas de saúde. Ela temia problemas caso houvesse emergência por causa fechamento das ruas pela CET. Após o evento, a reclamação foi por causa do lixo e banheiros químicos deixados pelas ruas. No início da noite de segunda-feira, a sujeira e banheiros continuavam pelas esquinas. 

Segundo a Subprefeitura Lapa e a Secretaria Municipal de Licenciamento, o evento não teve autorização. Era necessário um Alvará de Autorização Para Eventos Temporários, que  deveria  ter sido protocolado na Secretaria com uma série de documentos, entre eles um termo de permissão da subprefeitura que não foi apresentado.

Para o coordenador do Centro Cultural Pompeia, a falta de comunicação na Subprefeitura Lapa causou os transtornos. Falcão afirma que fez o pedido de autorização no final de janeiro. A CET autorizou o fechamento das ruas. “O lixo deveria ser recolhido na manhã de segunda-feira. Comprei sacos de lixo e vassouras e meu pessoal deixou tudo ensacado para a coleta da Prefeitura, como é feito em qualquer outro evento”. Sobre os banheiros, o coordenador reconheceu o atraso da empresa contratada na retirada.

A Subprefeitura informa que o pedido de autorização foi feito na sexta-feira, 15, (dois dias antes da feira) e indeferido. Era necessário protocolar um Processo Administrativo, versando sobre Alvará de Autorização, autuado no órgão competente, SEL/SEGUR (da Secretaria Municipal de Licenciamento). Além disso, não foi respeitado o prazo de 30 dias de antecedência para protocolo do processo.  A Subprefeitura fez limpeza e lavagem das ruas  nos dias 18 e 19, com remoção de 16 toneladas de resíduos. Também foram apreendidos 21 banheiros químicos e aberta ações fiscais para as irregularidades constatadas em vistoria no local. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA