Fiesp apresenta resultados de programa de inclusão

0
1480

Foto:

Mara Gabrilli e a secretária Mariane Pinotti participaram de evento no Sesi Leopoldina

A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB) e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mariane Pinotti, participaram da apresentação dos resultados do Programa Meu Novo Mundo na unidade do Sesi da Vila Leopoldina, segunda-feira (18). O programa implatado há 3 meses é uma iniciativa do Departamento de Ação Regional (Depar) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE-SP), com o objetivo de preparar pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. “A meta da Fiesp é que pessoas com deficiência que participam do projeto possam conviver e trabalhar normalmente em qualquer empresa”, disse o diretor do Depar, Sylvio de Barros,  responsável pela implantação do programa. Para ele, o projeto ultrapassou o sucesso esperado. “Nós tínhamos a ideia de capacitar pessoas, mas nunca imaginamos que íamos mexer com a sensibilidade dessas pessoas e mexemos muito. Elas se tornaram felizes e entenderam que têm oportunidades reais”, disse o diretor.

Segundo Barros, as indústrias reclamavam a necessidade de contratar pessoas com deficiência, mas não encontravam o profissional no mercado por falta de capacitação ou porque eles tinham medo de sair do ambiente familiar para trabalhar na indústria. O programa proporciona acesso à profissionalização por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e, com apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), trabalha a autoestima e habilidades intelectuais e corporais dos deficientes. O projeto não recebe recursos públicos. “Sou profunda admiradora das pessoas com deficiência, da sua garra, disciplina, perseverança e capacidade de superar obstáculos. As empresas, quando dão oportunidade para essas pessoas, trazem verdadeiros leões para suas equipes profissionais”, declarou a deputada Mara elogiando a iniciativa.

Ana Cristina, uma das participantes, deu seu depoimento sobre o projeto. “É um divisor de águas. Procurei emprego e só encontrei portas fechadas, me casei, mas seguia desmotivada com a vida. Quando fiquei sabendo do projeto me inscrevi e hoje penso em dar um futuro melhor para a minha filha. Encontrei uma empresa que me abriu as portas. Agora eu sei que sou capaz”, finalizou a jovem. Outras informações pelo site (www.meunovomundo.org.br).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA