Livro de histórias da Vila Anglo ganha 2ª edição

0
2879

Leandro Antonio Gatti, morador da Vila Anglo-Brasileira, lança neste sábado, 8, às 20h, na Comunidade Nossa Senhora da Paz (localizada na Rua Ribeiro de Barros, 417) a segunda edição ampliada do livro Histórias de Vila Anglo Brasileira. A data também marca os 88 anos da Vila, pois em 8 de agosto de 1927 fora registrado o primeiro imóvel na localidade que ficava ladeada pelo “Sítio do Cuca” (atual Bairro Siciliano) e pela chácara de Virgílio Goulart (hoje Vila Pompéia), entrecortado pelas águas do Córrego da Água Preta.

 

Repleto de mapas e ilustrações, o livro do historiador cuja família já vive na região há pelo menos três gerações tem como tônica as histórias dos moradores mais antigos do bairro rodeado pela vilas Pompeia, Romana, Ipojuca e Alto de Pinheiros. “Minhas pesquisas começaram há 16 anos e foram feitas tanto em documentos e mapas da região como também na história oral das famílias mais antigas da Vila”, explica Gatti.

 

Segundo ele, a própria capa do livro, uma foto rara colorida da Rua Barão do Bananal da década 1950, foi um grande “ponta-pé” para a realização do livro. “Ela faz parte do livro comemorativo ‘São Paulo do Quarto Centenário’ e retratava a Vila Pompeia”, afirma o escritor. Além de alinhavar a história da região, Leandro Gatti assinala aspectos interessantes até mesmo do nome do bairro. “Na verdade, não havia ingleses na localidade, o nome veio em homenagem aos ingleses que ajudaram a construir os distritos vizinhos, com a Pompeia, a Vila Romana e a Lapa. Aqui eram basicamente portugueses, italianos e húngaros”, esclarece Leandro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA