Realidade e desafios

0
1376

A população está envelhecendo, afirmou a coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Cláudia Fló, no Fórum do Idoso da Lapa, de quarta-feira, onde apresentou detalhes da unidade do AME Idoso que o Governo irá abrir na Rua Roma (ainda sem data de inauguração). O serviço terá uma equipe multidisciplinar especializada para atender as pessoas acima de 60 anos encaminhadas para o serviço. Na semana passada a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou o atendimento do Centro Dia do Idoso na Vila Romana. O investimento do governo municipal e estadual nesse tipo de equipamento tem explicação. Levantamento apresentado por Claudia Fló mostra que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Um levantamento de 1970 mostra a pirâmide populacional tinha poucas pessoas que atingiam os 70 ou 80 anos, hoje muitos passam dos 90. A pirâmide populacional se achata a cada ano. Em 2012 os idosos eram 11,5% da população global. A projeção é que em 2050 seremos 2 bilhões, ou seja, 22% da população mundial. No Brasil a população idosa totaliza 23 milhões de pessoas. Na apresentação do Fórum do Idoso, Claudia alertou: a partir de 2027 São Paulo terá mais idosos que jovens morando na Cidade.

Na região da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, o Governo do Estado contabiliza mais de 129 mil pessoas com idade igual ou maior que 60 anos. Fora as unidades públicas, a região da Lapa tem cada vez mais casas de repouso. Além dos dados da Secretaria de Saúde outra pesquisa aponta a tendência de envelhecimento da população.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o projeto de reorganização da rede estadual utiliza como base um levantamento da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) que revela tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre os anos de 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos. Com base nas informações, o órgão iniciou o processo de reorganização que prevê o aumento no número de escolas divididas por ciclos. O plano de reorganização é motivo de manifestações de estudantes e professores (que está semana comemoraram seu dia) contra o fechamento de escolas.

A dirigente Centro Oeste, Rosangela Valim, afirma que a região carece dessa reorganização e que nenhuma escola será fechada, os prédios onde tem baixo número salas de aula e poucos alunos será destinado para unidades também voltadas a educação como creches, Emeis ou Etecs. “A população envelheceu e nasce menos crianças”, justificou Rosangela a queda no número de pessoas em idade escolar e a necessidade da reorganização da rede.

A realidade aponta desafios do estresse diário para se chegar aos 60 anos com saúde. Por isso, o Jornal da Gente traz uma capa na cor da campanha Outubro Rosa para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A doença está entre as que mais mata. A prevenção é uma forma de fazer parte da multidão de idosos saudáveis e independentes no futuro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA