FlinkSampa homenageia Martinho da Vila no Memorial

0
1919

Foto:

Martinho da Vila ao lado do reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares

Na Semana da Consciência Negra, acontece até sábado (14) no Memorial da América Latina e na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência a Flinksampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra). A terceira edição homenageia o sambista Martinho da Vila, por sua importante obra no campo literário. Conhecido principalmente como compositor de sambas, especialmente para a Escola de Samba de Vila Isabel, Martinho da Vila é também autor de 13 livros – entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia.

Outro destaque esta edição do FlinkSampa é a participação do prêmio Nobel de Literatura de 1986, o nigeriano Wole Soyinka. O escritor de 81 anos nasceu em Abeokuta, filho de um mestre-escola de origem yorubá. Sua carreira literária foi construída principalmente na área teatral, embora também tenha escrito ficção e ensaios etnográficos.

O evento conta com presença de autores consagrados, como Paulo Lins (autor de Cidade de Deus, sucesso mundial ao ser adaptado para o cinema), Ele Semog, Arnaldo Niskier (membro da Academia Brasileira de Letras), Emílio Júlio Braz (escritor premiado internacionalmente e roteirista da TV Globo), José Jorge Siqueira, Manto Costa, Salgado Maranhão e Miriam Leitão (ambos prêmio Jabuti), entre outros. Também confirmados, a cubana Teresa Cárdena, além dos angolanos Pepetela e Lopito Feijó. O ator Lázaro Ramos participará do painel “O caderno de rima de toda criança que há em nós“, no sábado, às 11h. Na ocasião, o ator lançará seu livro infantil Caderno de Rimas do João, pela editora Pallas, ilustrado por Maurício Negro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA