Subprefeitura Lapa reabre Toca da Onça com atraso

0
3498

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Entrada da passagem na Lapa de Baixo com pintura antipichação

Os moradores e comerciantes da Lapa de Baixo comemoraram a reabertura da passagem “Toca da Onça” na manhã de quinta-feira, 24. Na semana passada eles reclamaram da morosidade da obra e dos prejuízos à comunidade e negócios com o fechamento da passagem – que liga a Rua William Speers a John Harrison na região do Mercado Municipal e centro comercial da Lapa. Na manhã de quinta-feira eles registraram melhora no movimento com a abertura na passagem.

A reforma foi entregue com três dias de atraso do cronograma anunciado (na placa). A obra da passagem teve início em 2 de dezembro de 2015, mas foi suspensa em 7 de janeiro pelo prazo de 50 dias. Os serviços foram retomados em 27 de fevereiro e o prazo de término que estava previsto para 20 de março foi entregue na quarta-feira, 23.

O contrato da Prefeitura com a empreiteira prevê multa em caso de descumprimento de cláusulas contratuais. Durante a vistoria na obra na tarde de quarta-feira, o subprefeito da Lapa, José Antonio Queija reconheceu que o contrato certo era de entrega no dia 20. “Atrasou três dias, mas não foi culpa deles (empreiteira) e sim de pessoas que invadiram e sujaram, roubaram a grade, o bocal e as luzes e para entregar a empresa teve que refazer. Esses três dias ficou para ver tudo direitinho, agora vamos verificar se vamos aplicar a multa ou não. A vantagem é que a tinta dá para limpar as pichações “, disse Queija. “Agora espero que a população ajude a conservar”, afirmou o subprefeito. Mesmo após a reabertura, dois trabalhadores instalavam o sistema de controle da bomba de sucção de água de chuva, para evitar alagamentos no local. Quem passou pelo local aprovou a reforma.

O morador e comerciante da Lapa de Baixo, Fabiano Azevedo sugeriu que a Subprefeitura entre em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) ou Polícia Militar para ter segurança dos dois lados da passagem. “A segurança ajudaria a prevenir os furtos às pessoas e também das lâmpadas além de evitar pichações. A Prefeitura devia fechar a Toca da Onça à noite, entre 23h e 5h, para segurança dos usuários e também para não perder o investimento de R$149.999,17 feito na obra”. O subprefeito afirma que desde que assumiu o cargo (há um ano) tenta fechar a passagem à noite. “Fizemos uma audiência, a proposta era fechar nos horários do trem e reabrir pela manhã, mas a maioria foi contra”, explica Queija. “Vamos fazer outra reunião para discutir novamente a possibilidade de fechar essa passagem à noite”, concluiu o subprefeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA