Planejar os bairros

0
3861

Após a aprovação do novo Plano Diretor e da nova Lei de Zoneamento da cidade, agora é a vez do Executivo, juntamente com os paulistanos, discutir os planos regionais. Nesta semana, funcionários da Prefeitura estiveram na Subprefeitura da Lapa para explicar aos membros do Conselho Participativo Municipal quais são as propostas para a região.

Na minha opinião é muito importante aprovar os planos regionais que vão definir o futuro dos territórios de cada subprefeitura, mas não podemos parar por aí. É necessário ir além: discutir e aprovar os planos de bairro.

Somente o planejamento em sua menor escala é que vai permitir a participação efetiva do morador no processo de planejamento do bairro. Cada bairro tem sua particularidade, sua história e problemas específicos. Muitas vezes, embora estejam numa mesma região, tem características completamente diferentes.

Ao mesmo tempo, enquanto instrumento de gestão, é necessário que os Planos Regionais não sejam meras listas de demandas sem prazo nem orçamento, como aconteceu em 2014, mas sim um planejamento realista, com necessidades hierarquizadas e cujas prioridades sejam estabelecidas pela população local e não de cima para baixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA