Obras de canalização deve ser entregue em setembro

0
3728

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Falta ampliação da galeria entre a Praça Raízes da Pompeia e rua lateral ao viaduto para conclusão da canalização do córrego Água Preta

“As obras de canalização dos córregos Água Preta e Sumaré devem ser entregues em setembro deste ano”, disse o secretário de infraestrutura Roberto Garibe sobre o nova prazo de conclusão das novas galerias de drenagem de água de chuva na região da Vila Pompeia e Sumaré, em entrevista ao Jornal da Gente.

As obras de combate as enchentes na Avenida Pompeia (com Francisco Matarazzo) e na Sumaré (com Praça Marrey Junior) prevista como prioridade na Lei da Operação Urbana Água Branca (de 1995) começou em julho de 2013, no início da gestão Fernando Haddad (após 18 anos de arrecadação de recursos por outorga onerosa das empresas para construírem acima do permitido no zoneamento).  O prazo do contrato de 33 meses com o Consórcio Sumaré (vencedor da licitação – formada pela Engeform e Construtora Passarelli) venceu em abril.

Segundo o secretário, o motivo foi a série de interferências que tiveram que ser superadas pelo caminho como coletores da Sabesp, remoção de postes da Eletropaulo, liberação de vias pela CET e principalmente as autorizações dadas pela CPTM para a escavação de túneis sob suas linhas férreas. A galeria do Córrego Água Preta está quase pronta, mesmo assim opera desde dezembro de 2015 de forma parcial.

De acordo com Garibe, entre a Praça Raízes da Pompeia e a rua lateral ao viaduto Pompéia (do lado da Kalunga) a galeria ainda não foi concluída. Ele explicou que uma canalização menor que leva a água até o Rio Tietê será ampliada depois que um coletor de esgoto da Sabesp for desviado da rua (da Kalunga) para a outra lateral do Viaduto Pompeia, na Rua José Benedito Morelli Boneli, ao lado do condomínio Casas das Caldeiras. “Assim como prometeu o prefeito (no lançamento da obra em 2013), mesmo com o trecho com vazão reduzida, o ponto critico de enchente no cruzamento das avenidas Pompeia e Francisco Matarazzo não registrou alagamento nesse verão”, frisou Garibe. “Foram instaladas 4 grelhas de 20 metros de comprimento (por 1,8 metro de largura) do sistema de micro drenagem na Avenida Pompeia (entre a Rua Turiaçu e Francisco Matarazzo) que captam a água das chuvas (na parte baixa) e direcionam o fluxo para a nova galeria do Córrego Água Preta. A água (da chuva) cai na (nova) canalização e vai para o poço (construído na praça Raízes da Pompeia) e segue para o Tietê (já no trecho de canalização concluído)”.

O mesmo sistema de micro drenagem (com três linhas de grelhas) está sendo implantando  entre a Rua Turiassu, Praça Marrey Júnior e Avenida Sumaré. “Esse sistema também captará a água da chuva e direcionará o fluxo para a nova galeria do Córrego Sumaré”, conclui o secretário que acrescentou. “Falta a conexão das duas galerias na altura do Viaduto Pompeia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA