O Mercado e a história

0
3952

O Mercado da Lapa comemora 62 anos de fundação no dia 24 de agosto. A central de abastecimento é muito importante para a região Oeste e um marco na história da Cidade.  Hoje passam todos por ele mais de 5 mil pessoas. todos os dias. Para se ter uma ideia, até o final do século 19 o bairro da a Lapa não era considerado parte da cidade de São Paulo. Era uma região com sítios e chácaras afastada e povoada por imigrantes europeus que chegaram ao Brasil para construir a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Com o crescimento da Cidade , o bairro também se desenvolveu. O Mercado da Lapa foi construído na década de 1950. E foi um dos primeiros mercados municipais de bairro com edifício projetado para a função. O projeto foi idealizado pelo vereador Iapeano Ermano Marchetti e construído pela Prefeitura. Quando foi inaugurado em 1954 as portas permaneceram abertas ao público somente até às 10h da manhã por causa do luto oficial pela morte do então presidente Getúlio Vargas. Não teve fogos de artifícios  como planejados.   Seu nome foi alterado para Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, em decreto assinado pelo então Prefeito Reynaldo de Barros, em homenagem ao “Cidadão Exemplar”.

A Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel) foi criada em 1969 pelo saudoso Aziz Jorge, que serve de exemplo de gerenciamento e empreendedorismo pelos permissionários de outros mercados municipais da cidade de São Paulo.

Há 21 anos sou permissionário no Mercado Municipal da Lapa e estou no segundo mandato como presidente da Acomel (Associação de Comerciantes do Mercado da Lapa) e acompanho cada história que surge em seus coredores. O Mercado da Lapa continua fazendo história a cada ano. Para comemorar seu aniversário, os comerciantes convidam à todos para cantar o parabéns e saborear o nosso bolo às 16h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA