Mercado completa 62 anos

0
11313

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Mercado comemora aniversário nesta quarta-feira com bolo às 16 horas

O Mercado da Lapa completa 62 anos nesta quarta-feira, 24. Esse ano a comemoração será com bolo às 16h. A central de abastecimento lapeana faz parte da história da região, da Cidade e do País. Idealizado pelo vereador Iapeano Ermano Marchetti e projetado e construído pela Prefeitura do Município de São Paulo, o prédio de forma triangular foi considerado um dos mais modernos na época.

As instalações foram inauguradas no ano do 4º centenário de São Paulo e no dia do falecimento do então presidente Getúlio Vargas. Por conta da morte de Vargas, o mercado só permaneceu com suas portas abertas até às 10h da manhã. Não teve os fogos de artifícios planejados para inauguração devido ao luto oficial.

No início eram 40 boxes prontos dos 160 planejados. Boa parte dos comerciantes do mercado eram imigrantes recém-chegados da Europa, principalmente da Itália, oriundos do extinto mercadinho da Rua Clélia.

Os primeiros clientes do Mercado da Lapa foram os fiéis imigrantes à procura de produtos de sua terra natal como vinhos, uísques, bacalhau, peixes chepolinas, funghis italianos e azeites.

Um decreto do Prefeito Reynaldo de Barros alterou, em 1982, o nome oficial para Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, como reconhecimento ao cidadão e proprietário de um boxe, Rinaldo Rivetti, por participar de campanhas sociais como uma que impedia o fechamento do Hospital Fogo Selvagem.

 

Na quarta-feira, 31 de agosto, às 13h, o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) receberá a oficina sobre Aproveitamento Integral de Alimentos. As nutricionistas do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), apresentarão gratuitamente ao público, receitas com casca de laranja cristalizada, tira gosto de semente de abóbora, farofa de abóbora, creme de couve, arroz com cascas e suco de laranja, beterraba e cenoura.

Nutricionistas realizam oficina

No dia do seu aniversário (na quarta-feira, 24 de agosto),  do Mercado da Lapa recebe a oficina de reaproveitamento integral de alimentos com nutricionistas da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), com receitas como casca de laranja cristalizada, tira gosto de semente de abóbora, farofa de abóbora, creme de couve, arroz com cascas e suco de laranja, beterraba e cenoura.
A aula será realizada no Mercado, dia 24, das 13h às 17h. As vagas são limitadas e para participar o interessado deve enviar e-mail (eancosan@prefeitura.sp.gov.br) com nome completo, RG e CPF. O Mercado da Lapa fica na Rua Herbart, 41, na Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA