Ceagesp inicia projeto social de reciclagem

0
3327

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Benedito Lopes Soares, morador de albergue da região, que trabalha na oficina de marcenaria da Ceagesp.

A Ceagesp inicia um projeto piloto de sustentabilidade com caráter social a partir da reciclagem de pallets. As estruturas de madeira, que são utilizadas para o transporte de mercadorias, são transformadas em móveis, estantes, bandejas, suportes para flores, entre outros.

Além da reciclagem, a oficina já proporciona benefícios sociais, empregando pessoas da redondeza. É o caso de Benedito Lopes Soares, um morador do albergue Zancone, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina. Ele contou à redação que trabalhar com marcenaria dentro da Ceagesp deu uma nova perspectiva em sua vida: “É muito legal, uma porta que abriu para mim. (…) Dá uma tranquilidade acordar e saber onde você vai trabalhar”.

O projeto começou com a Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, que separava os materiais recicláveis. A iniciativa cresceu e acabou se tornando uma nova vertente do trabalho social realizado na Ceagesp,  batizado de Eco Gira Mundo.  Maribel de Donato, coordenadora do espaço Nossa Turma, falou sobre a importância do trabalho: “O Benedito é um exemplo de transformação, de acreditar que você pode mudar a sua vida”. Ela afirma que, passada essa fase de testes, a ideia é oferecer oficinas para jovens aprendizes da região, para que possam aprender o trabalho com marcenaria entre outras atividades.

O coordenador de sustentabilidade da Ceagesp, Jae Young,  contou que a iniciativa é bastante positiva, já que o material muitas vezes era abandonado no entreposto após o uso . A Ceagesp produz cerca de 3 milhões de toneladas de lixo por mês, sendo cerca de 300 toneladas compostas por madeira. Young fala também do uso dos materiais para a criação de parklets dentro da Ceagesp: “São locais de convivência. Estamos montado um justamente para mostrar que nada  se joga fora, tudo pode ser reaproveitado”.

Além do projeto Eco Gira Mundo voltado para reciclagem, a Ceagesp com a Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma oferece um centro de educação, lazer e creche para cerca de 160 crianças e adolescentes  que vivem em uma situação de vulnerabilidade social nas imediações. Existe ainda o banco Ceagesp de alimentos que coleta, seleciona e distribui os alimentos oferecidos por produtores e comerciantes atacadistas e os doa para entidades sociais, alimentando cerca de 100 mil pessoas  por mês, além de produzir informativos sobre nutrição, segurança alimentar e oficinas para o aproveitamento integral dos alimentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA