Instituto lança campanha na Ceagesp

0
2298

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Ceagesp teve orientação para homens sobre a doença

Um ator fantasiado de bigode gigante chamou a atenção de quem passou pela Ceagesp na terça-feira, 1 de novembro, no lançamento da campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A equipe do instituto distribuiu materiais e abordou os homens com orientação sobre a doença.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens depois dos tumores de pele não-melanoma. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas, exigindo atenção aos exames preventivos para que a doença não seja descoberta em estágio avançado ou fatal. Mesmo com ausência de sintomas, homens a partir de 50 anos, ou 45 se houver histórico familiar ou raça negra, devem consultar o urologista todos os anos para realizar o exame retal e fazer o PSA no sangue.

Quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já apresentam estágio avançados e de difícil cura. “Nossa campanha é pioneira no Brasil em alertar sobre a importância de se prevenir do câncer de próstata. Com o Novembro Azul consolidado em todo País, passamos este ano a alertar sobre cuidados com a saúde integral do homem”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

Segundo dados do Instituto do Câncer, em 2016 mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil. Por ano, são registradas mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

No dia 22, a equipe do instituto retorna ao entreposto para mais uma ação da campanha com orientação e atividades físicas em parceria com a Bioritmo e prevenção de doenças com a UBS Parque da Lapa. A campanha nacional tem atividades em todo o País durante o mês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA