Secretaria inicia vacinação de professores

0
2278

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Vacinas ficam disponíveis gratuitamente para público-alvo até o dia 26 de maio

A Secretaria Municipal da Saúde já imunizou 823 mil pessoas nas duas primeiras semanas da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), iniciada em 17 de abril, o que equivale a mais de três milhões de pessoas, cerca de 30% da meta e 90% do público-alvo definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. No dia 13 será realizada a mobilização nacional, o chamado Dia D, sendo que os postos de saúde ficarão abertos para receber o público-alvo da campanha. Estão contempladas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, presos e jovens que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Cristina Shimabukuro, coordenadora da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), explica a importância da vacinação. “O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia”, explica.
A campanha é realizada de forma escalonada, com a inclusão de um novo grupo a cada semana. Já foi iniciada a imunização de trabalhadores da saúde, tanto da pública como da privada, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas e pessoas com doenças crônicas. Na segunda-feira (8) será iniciada a vacinação de professores de escolas públicas e privadas, enquanto que a da população de presídios e cadeias, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes, de 12 a 21 anos, que estejam sob medidas socioeducativas, ocorre a partir do dia 15.

Apenas uma pequena parcela de vacinados pode apresentar algum tipo de reação, como dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação. As contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer outro componente da vacina, ou que apresentaram reação em vacinações prévias.
A vacina é gratuita e está disponível em todas as UBSs de segunda a sexta, das 7h às 19h, até o dia 26 de maio. Nas UBSs / AMAs Integradas a vacinação também será realizada aos sábados, no mesmo horário. A relação dos postos que oferecem a vacina pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA