Comid cobra uso de ambulâncias para idosos

0
1962

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Comissão discute agenda social e dificuldades para idosos da região

Na reunião da Comid (Comissão Pró-saúde do Idoso Lapa) realizada na segunda-feira (9) foram discutidas as parcerias em projetos da região, além da agenda de eventos. O grupo ganhou uma cadeira de rodas da Sociedade Benfeitora Jaguaré para as atividades realizadas no Centro de Memória e Convivência da Lapa. Márcia Lucchesi afirma que é importante ter o equipamento já que muitos idosos tem dificuldade de locomoção. Ela relata que a comissão pediu para o chefe de gabinete da Prefeitura Regional da Lapa, Eduardo Rosmaninho, um extintor de incêndio e um armário para guardar os pertences do grupo no centro da Rua Araçatuba.

Sobre as demandas de saúde, o grupo revela ser mais fácil resolver as solicitações em UBSs administradas por Organizações Sociais do que naquelas de administração direta da prefeitura. Criticam também o pouco uso de uma ambulância do Hospital Sorocabana. Segundo Lucchesi, o equipamento de saúde conta com três veículos, um utilizado para emergências, outro para os atendimentos que serão realizados no AMA Sorocabana, e o terceiro que poderia ser utilizado em outras unidades da região, mas raramente é utilizado. “Estão economizando as coisas deles, o combustível da ambulância que é nova, e têm idosos precisando”, diz. Outra preocupação do grupo é com a mobilidade no Mercado Municipal da Lapa, onde identificam o risco de quedas de idosos, especialmente na área próxima à peixaria, por causa do piso molhado, e dificuldade de locomoção durante a reposição dos produtos.

A entidade prepara uma festa para comemorar o Dia do Idoso no dia 26, às 14h, no Centro de Memória e Convivência da Lapa (Rua Araçatuba, 522). A Comid também participa da caminhada pelo Outubro Rosa no dia 28, às 10h, com saída na OAB Lapa (Rua Afonso Sardinha, 13) até o Fórum da Lapa (Rua Clemente Álvares, 120). Em dezembro, o grupo vai realizar um bazar de artesanato nos dias 7 e 8, para levantar fundos para a entidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA