Vacinação contra raiva começa nesta segunda-feira

0
18746

Foto: Edson Yukio Hatakeyama

Edson Yukio Hatakeyama
Campanha vai até o dia 2 de setembro

A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos em São Paulo começa na próxima segunda-feira (20) e vai até o dia 2 de setembro. Mais de 1.900 postos de atendimento estarão distribuídos pela cidade, entre fixos e volantes, com funcionamento entre 10h e 16h para vacinar os animais de estimação da população. Na região, os tutores dos animais podem levá-los nas datas e locais da tabela abaixo.

Sem título

O serviço é ofertado pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), e é gratuito e obrigatório para cães e gatos, conforme a lei municipal 13.131/01. Todos os animais com mais de 3 meses devem ser vacinados, exceto os doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Para cadelas e gatas prenhes, apesar de não existir contraindicação, a orientação é de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo. Bichos no cio também podem causar transtornos nos postos volantes, por isso, é indicado que se procure por um dos postos fixos de vacinação.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.

A relação completa de postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/) ou pelo telefone 156.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA