Exposição de contrastes

0
6009

Esta semana, a Vila Leopoldina recebeu o São Paulo Fashion Week, quinta maior semana de moda do mundo. Apesar dos repentinos esforços de zeladoria da Prefeitura para embelezar o entorno, com dezenas de lixeiros e assistentes sociais, o local escolhido expôs contrastes: a desolação e o abandono de comunidades em situação precária e um exército de consumidores de crack versus o luxo do mundo da moda.

Isto nos leva a uma reflexão sobre o PIU – Plano de Intervenção Urbana que a Votorantim pretende realizar naquele local, onde faturará bilhões em empreendimentos imobiliários, criando uma ilha de prosperidade e exportando toda sorte de problemas sociais para o seio da Vila Leopoldina. Tudo isto às custas de dinheiro (desconto de impostos) e terrenos públicos: mais de R$ 200 milhões, valor suficiente para, por exemplo, reabrir cinco Hospitais Sorocabana.

Já no PIU Arco Pinheiros a Prefeitura suprimiu do mapa as favelas do Nove e da Linha que não aparecem demarcadas como locais para reurbanização. Mais um passo higienista afim de empurrar moradores para fora do perímetro onde vivem há mais de 50 anos esquecidas pelo Poder Público, incapazes de resolver seus problemas sociais, e agora apagados literalmente do mapa, simplesmente como se não existissem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA