Árvore é removida após queda de galhos na Rua Fábia

0
2030

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Trabalho de remoção da árvore na Rua Fábia continuou na quinta-feira

Uma tipuana de grande porte foi removida após sofrer uma rachadura com queda de galhos na Rua Fábia, próximo ao cruzamento com a Rua Caio Graco, na terça-feira (30). Os galhos teriam caído sobre um restaurante que fica na esquina das duas ruas, porém um poste e os fios da rede elétrica seguraram os galhos.

Dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram ao local para auxiliar as equipes da Defesa Civil. Sônia Resende, engenheira agrônoma da empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos, avaliou o exemplar e decidiu por sua remoção total, já que estava com cupim e erva-de-passarinho, planta hemiparasita que se alimenta de nutrientes da árvore hospedeira. A Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos foi contratada no dia 22 de outubro para prestar serviços de conservação de áreas verdes e manejo arbóreo para a Subprefeitura da Lapa pelo período de doze meses. O valor estimado do contrato foi de R$ 3.805.390,23, dentro do orçamento de 2018. A Eletropaulo também participou da remoção.

Com a queda dos galhos, moradores e comerciantes foram ver o que tinha acontecido. Eles afirmam que existiam diversos pedidos de poda para a árvore, mas o serviço não foi executado. “A gente cuida da árvore, coloca vitamina, veneno para cupim. Agora no verão, à noite, os cupins saem de dentro dos buracos da árvore como se fosse uma mangueira, é uma coisa impressionante. A gente sabe que é uma árvore doente. Eu tenho uns dez pedidos de poda. A pessoa que tinha escritório antes de eu abrir aqui, há dez anos, também tinha pedido de poda e nunca ninguém veio podar. A árvore está abandonada há muito tempo. Foi sorte ela ter apoiado no poste e não ter matado ninguém, porque estava cheio de gente ali na frente. É falta de cuidado mesmo”, afirma Roberto Ambrósio da rotisserie Minha Avó Fazia, na Rua Fábia. Outras árvores caíram durante a semana, nas ruas Coriolano e Tonelero.

A Subprefeitura da Lapa informa que está tentando fazer uma parceria com a Eletropaulo para a poda de galhos que estão próximos à rede elétrica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA