Entidades se unem para o mutirão “Limpa Lapa”

0
1948

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Reunião realizada no CIESP Distrital Oeste para organização do mutirão Limpa Lapa

O CIESP Distrital Oeste convidou na terça-feira (4) as principais entidades da região para organizar um mutirão de limpeza pelos bairros da Lapa. Articulado pelo Instituto Limpa Brasil, o evento é preparatório para uma ação maior que acontecerá em 21 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. A ação tem apoio da PM, GCM, Bombeiros, 21º Depósito de Suprimento, CET, Subprefeitura Lapa, Jornal da Gente e patrocínio do Instituto Solvi, Koleta Ambiental e AcquaSul.

O Instituto Limpa Brasil já realizou intervenções em mais de 20 cidades do país, com a participação de mais de 180 mil pessoas e a coleta de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores. “É importante que a sociedade enxergue qual é o seu papel dentro do cuidado e da preservação do meio ambiente. Precisamos refletir um pouco sobre a relação de causa e efeito que o lixo traz para a nossa vida diária quando ele é descartado de forma incorreta. Isso não é um problema que acontece só na Lapa, mas em todo o Brasil. Em São Paulo temos quase três mil pontos de descarte irregular e o impacto na nossa vida é direto, uma vez que esse material entope as galerias e quando chove ocorrem as enchentes, ou quando acumula água e isso causa a proliferação do mosquito da dengue”, explica Edilainne Muniz, coordenadora nacional do Limpa Brasil.

Edilainne Muniz também falou sobre a importância da sociedade ser organizada e trabalhar pelo meio ambiente. Ela agradeceu a rápida mobilização das entidades da Lapa e órgãos públicos para a realização do evento. “O lixo faz parte da nossa paisagem, já nos acostumamos. Assim como tem carros na rua, árvores, pessoas andando, tem o lixo. Com o mutirão, o principal retorno que temos das pessoas que participam é que elas percebem o quanto de descarte incorreto existe pelas ruas. A ideia não é só coletar pontualmente, mas ensinar a forma correta de descartar os resíduos”, diz.

Para o evento que acontece no próximo sábado foram formados dez grupos que vão se reunir em diversos pontos da região para realizar o mutirão a partir das 9h. Os participantes receberão um kit com camiseta, luvas e sacos para a coleta dos resíduos na rua. Ao final, por volta das 11h, todos os grupos se encontrarão na Praça Miguel Dell’Erba, próxima à Estação Lapa da CPTM, para fazer a separação dos materiais recolhidos e chamar a atenção dos demais pedestres que estiverem no local para a campanha. Também serão coletados vidros e lixo eletrônico que serão encaminhados para cooperativas. As equipes da subprefeitura irão coletar os outros materiais.

Quem tiver interesse em participar ou quiser mais informações pode entrar em contato através do telefone 2894-9606 ou e-mail contato@limpabrasil.org

Mapa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA