Lapa de Baixo recebe requalificação de calçadas

0
1912

Foto: Divulgação

Divulgação
Secretários Alexandre Modonezi e Elisabete França realizam vistoria nas obras

Na segunda-feira (21), os secretários municipais das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, e de Mobilidade e Transportes, Elisabete França, estiveram na região para visitar as obras de requalificação de calçadas e intervenções do programa Áreas Calmas na Lapa de Baixo.

Cerca de 5 mil m² de calçadas estão sendo requalificados nas ruas Engenheiro Fox e William Speers. Já o Programa Áreas Calmas contempla o trecho entre a Rua William Speers, onde passam 13 linhas de ônibus da SPTrans e três linhas intermunicipais da EMTU, a Avenida Ermano Marchetti e ruas Heliodoro Ébano Pereira e Antônio Fidélis.

A chamada “Área Calma Lapa de Baixo” inclui a realização de alargamentos de calçadas, avanços de esquinas com rampas de acessibilidade, ajustes para implantação de travessias elevadas e a alteração de geometria de ilhas e canteiros centrais, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e proteger os pedestres. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registraram três atropelamentos e três acidentes com vítimas entre 2016 e 2019 na Lapa de Baixo.

Já a requalificação das calçadas, realizada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, faz parte do Plano Emergencial de Calçadas (PEC), que prevê a requalificação de 1,5 milhão de m² de calçadas em toda a cidade até o final deste ano, com um investimento de R$ 140 milhões. Segundo a pasta, na região da Lapa, 67 mil m² estão em obras em 29 vias.

Divulgação
As obras preveem o alargamento de calçadas e rampas de acessibilidade

Doze de Outubro

O centro comercial da Lapa e entorno da Rua Doze de Outubro também estão em obras. As intervenções preveem a inclusão de calçadas verdes, pintura de faixas de pedestres, avanços de calçadas e passeios com construção de plataformas de ônibus, instalação de canalizador, sinalização, readequação do trânsito, recuo de faixa de pedestres, implantação de travessias elevadas, entre outros. O local foi escolhido a partir de um estudo com base em acidentes de trânsito no período de 2015 a 2017 e por contemplar pontos de grande movimentação como terminais de ônibus, estação CPTM Lapa, Shopping da Lapa, Ministério Público do Estado de São Paulo e Mercado Municipal.

As adequações serão feitas nas ruas Doutor Cincinato Pomponet, Martim Tenório, John Harrison, Conrado Moreschi, Herbart, Guaicurus, Nossa Senhora da Lapa, Monteiro de Melo, Afonso Sardinha, Roma, Jeroaquara, entre outras. A previsão de término das obras é no início de outubro.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que o projeto de sinalização para a Rua Doze de Outubro, no trecho entre as ruas Clemente Álvares e Doutor Cincinato Pomponet, engloba a manutenção do sistema de estacionamento Zona Azul existente no lado esquerdo da via. Já no lado direito, no mesmo trecho descrito, já é proibido estacionar entre 7h e 22h todos os dias da semana. Ao término das obras passará a ser proibido estacionar 24 horas por dia. O embarque e desembarque de passageiros é permitido.

A SPTrans informa que três linhas de ônibus estão com itinerários alterados na região da Lapa devido às obras na Rua Doutor Cincinato Pomponet, entre as ruas Doze de Outubro e Martim Tenório, para a implantação do Programa Áreas Calmas. Os desvios tiveram início no dia 3 de setembro. Outras intervenções serão divulgadas de acordo com o cronograma dos trabalhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA