Cades discute poluição e drenagem

0
799

Foto: Reprodução

Reprodução
Processo de implantação de rotatória verde na Rua Sepetiba

A reunião do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa, na quarta-feira (16), contou com duas apresentações. A primeira foi da Laura Ceneviva, arquiteta, urbanista e secretária executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia de São Paulo, que falou do Plano de Ação Climática – PlanClima SP, cujo objetivo é mitigar o impacto das mudanças climáticas e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Em setembro de 2018, a Prefeitura aderiu ao compromisso “Deadline 2020” da Rede Internacional de Cidades C40, quando foi definido que seria elaborado o PlanClima SP. Seguindo as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) as cidades devem ter a meta de ter um declínio de 25% das emissões de CO² até 2030.

A segunda apresentação foi de Renan Martins, da Coordenadoria de Projetos e Obras da Subprefeitura Lapa, que elogiou a atuação do Cades e dos coletivos da região, considerados bastante atuantes. O coordenador apresentou os dispositivos de infraestrutura verde urbana que estão sendo implementados de forma piloto na Lapa, como ilhas e rotatórias verdes.

As medidas foram inspiradas pelo Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé, que entre outras ações utiliza elementos do tráfego para cumprir um propósito ambiental. Com as rotatórias verdes, o objetivo é substituir trechos impermeabilizados para melhorar a drenagem e, consequentemente, reduzir alagamentos, aumentar a segurança viária e oferecer um impacto positivo no paisagismo. Foi citado o caso da rotatória na Rua Sepetiba com a Rua São Gall, sendo que a subprefeitura recebeu uma demanda de zeladoria para a retirada de uma espécie vegetal que atrapalhava o trânsito de veículos. A subprefeitura entendeu que a planta, uma bromélia, não só não atrapalhava o trânsito como deveria ser mantida com a implantação da rotatória verde. Outras rotatórias são estudadas para receber a estrutura na Lapa, Vila Romana, Perdizes e Vila Leopoldina. Também foi implantado de forma piloto uma ilha verde na Rua William Speers com a Rua do Curtume, para evitar um ponto viciado de descarte de entulho no local.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA