Prefeito entrega unidades do Conjunto da Ponte dos Remédios

0
1691

Foto: Marcelo Pereira/SECOM

Marcelo Pereira/SECOM
Empreendimento contará com mais de 1.200 unidades habitacionais

O prefeito Ricardo Nunes esteve na região na terça-feira (15) para a entrega das primeiras 78 unidades do Conjunto Habitacional Ponte dos Remédios, na Vila Leopoldina. No evento que contou com a presença dos vereadores Fabio Riva, Paulo Frange e da subprefeita da Lapa Fernanda Galdino, foi anunciada a construção de mais 900 unidades no local até 2024, totalizando mais de 1.200 moradias no empreendimento. O projeto inicial contava com 341 unidades. Mais 103 apartamentos devem ser entregues até abril deste ano. Também está prevista a construção de uma creche com capacidade para atender mais de 200 crianças. “O sonho de uma família é ter um lar, uma casa, então nosso lema deve ser moradia”, disse o vereador Fabio Riva.

Todos os condomínios do conjunto dispõem de área de lazer com playground, sala de estudos, aparelhos de ginástica e boxes comerciais no piso térreo. Os apartamentos possuem 50 m², com dois dormitórios.

Segundo a Prefeitura, as 181 famílias contempladas com os apartamentos foram removidas de áreas das regiões das subprefeituras Lapa, Casa Verde e Sé, em decorrência de obras públicas de urbanização ou por estarem em áreas de risco. Todas as famílias atendidas recebem o benefício de auxílio-aluguel até a entrega da moradia definitiva. “Tudo isso começou em 2010. Tiveram questões de burocracia, de solo contaminado, a remediação do terreno, o que fez com que a entrega tenha se arrastado por tantos anos causando o sofrimento dessas famílias. Agora, sonho realizado. Tem dinheiro, tem projeto pronto então é só tocar as obras”, contou o vereador Paulo Frange. Para a construção das unidades habitacionais, creche e obras de infraestrutura no entorno foram investidos cerca de R$ 121,6 milhões. A desapropriação do terreno de propriedade do município custou cerca de R$ 29,6 milhões.

O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021– 2024) estipula a viabilização de 49 mil unidades habitacionais de interesse social, por meio da SEHAB, entre unidades entregues e contratadas. Também estão previstas a regularização fundiária para 220 mil famílias e mais 27 mil devem ser beneficiadas com melhorias em obras de urbanização em assentamentos precários.

O Conjunto Habitacional Ponte dos Remédios teve diversas mudanças de prazo de entrega, com mais de dez anos de espera pelos moradores que seriam contemplados. Em março de 2021 o prédio foi ocupado por pessoas que também estão na fila da CDHU há muitos anos. Protestos foram realizados para tentar impedir a reintegração de posse, um na Marginal Tietê e outro em frente à Subprefeitura Lapa, porém a operação envolvendo Prefeitura e Polícia Militar ocorreu em julho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA