Comissão de Moradores questiona processo eleitoral de UBS

0
630

Foto:

UBS Vila Ipojuca

Integrantes da Comissão de Moradores da Vila Ipojuca “Ana de Carvalho” solicitaram uma reunião com representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste e membros da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, para pedir esclarecimentos sobre o processo eleitoral do conselho gestor da UBS Vila Ipojuca, considerado pelo grupo como desnecessariamente acelerado.

O encontro ocorreu na sexta-feira (4), na Biblioteca Clarice Lispector da Rua Jaricunas. Preocupados com a lisura do processo eleitoral, os moradores questionaram procedimentos na direção de pontos essenciais, dentre eles, a aceleração das etapas do processo eleitoral com a justificativa de uma unificação da região oeste. Eles afirmam que essa pressa resultou em uma divulgação não apropriada, com o uso de uma folha A4 fixada no quadro de avisos e na porta da UBS que funciona fora do seu território, na Vila Romana e não na Vila Ipojuca, sem possibilidade de informar todos os usuários do equipamento. A comissão também destaca que “por outro lado, não houve pressa na apresentação pública das atas das assembleias realizadas para a formação da Comissão Eleitoral e mesmo para a elaboração do Regulamento do Processo Eleitoral do Conselho Gestor para o biênio 2022-2024. Diante de uma demora injustificada, os moradores só puderam tomar ciência de seu teor, mediante o exercício da pressão”.

Com as eleições, previstas para serem realizadas no dia 5 de abril, a Comissão de Moradores entende existir a necessidade de uma revisão do regulamento, com a finalidade de inibir possíveis fraudes no sufrágio. Não foi incluída, por exemplo, a apresentação de comprovante de residência por parte do eleitor, tendo em vista a área de abrangência da unidade. Também foi solicitada a inclusão de mais moradores na Comissão Eleitoral.

O grupo afirma que “apesar de um membro da Supervisão, uma conselheira gestora do segmento trabalhador e uma suplente terem acenado pela apreciação dos pedidos, seguida da verbalização de uma possibilidade, sob a alegação de o regulamento ainda não ter sido publicado, um conselheiro gestor da supervisão, um conselheiro gestor da unidade e o gestor da unidade se manifestaram contra e fecharam as portas para um diálogo que poderia ter sido, no mínimo, frutífero para o bem da população”. Em nota, a comissão finaliza dizendo que o gerente da UBS Dra. Wanda Coelho de Moraes pediu desculpas pela falta de divulgação apropriada das reuniões, mas que “a população entendeu que as desculpas não colaboram com a mudança necessária de um cenário onde conselheiros colocam acima de tudo a disputa por um poder – pequeno, diga-se de passagem – e não a saúde do usuário do SUS, e saiu com a viva impressão de que não foi ouvida”. E finaliza com a declaração de que “resta à Comissão de Moradores buscar outros caminhos para que todos os usuários da Vila Ipojuca possam ser ouvidos, pois entende que a participação é muito importante para um efetivo controle social e que o interesse da população é a saúde e esta não pode ser palco de disputa”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA