Eleições para conselhos de parques se encerram no domingo

0
752

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Parque Orlando Villas-Bôas antes do início da revitalização

Este domingo (20) é o último dia para votar nos representantes dos usuários nos conselhos gestores dos parques municipais, sendo que na região as eleições acontecem para o Parque Orlando Villas-Bôas, Parque Zilda Natel e Parque Vila dos Remédios. A votação pode ser realizada de forma online no site (svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br) até as 17h do domingo, ou presencialmente nos próprios parques das 10h às 16h, somente no domingo.

Para o Parque Orlando Villas-Bôas doze candidatos concorrem a uma vaga no conselho: Alexandra Swerts, Anderson Pinto, Gedeilda Silva, Gláucia Prata, Jairo Cruz Silva, Luana Garofollo, Marco Aurélio Escudeiro, Maria Laura Fogaça Zei, Rafael Kenji Terada, Roberto Portes, Umberto de Campos Sarti Filho e Vivian Soares Cesar.

Os candidatos do Parque Vila dos Remédios são Felipe Lima, José Carlos Martins, Luís Fernando Almeida, Márcio Coriere, Mariel Akemi Garcia, Patricia Sousa dos Santos, Roberto Figueirinha e Wanessa de Oliveira. Já o Parque Zilda Natel tem como candidatos Alice Wey de Almeida, Mari Cristina Venancio, Rafael Torres, Roberta Attili, Rodrigo Saldanha e Rogério Alonso.

Os conselhos gestores dos parques municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os conselhos são formados por quatro representantes da sociedade civil, um representante dos trabalhadores e três representantes do Poder Executivo.

Orlando Villas-Bôas
A eleição do conselho gestor para o Parque Orlando Villas-Bôas é um bom indicativo sobre a intenção de reabertura da área verde. Em junho de 2021, o JG questionou qual era a previsão para reabrir o parque, que passava por reformas com recursos provenientes de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). A resposta do chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ravena, foi que o parque seria reaberto em agosto daquele ano, o que não ocorreu.

Novamente questionada durante essa semana, a SVMA informa que a requalificação do Parque Orlando Villas-Bôas está em sua fase final e será estruturado um plano de ação para reabrir a área verde em breve.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA