Uma data importante

0
2359

Em alguns momentos cabe dar uma pausa nos assuntos locais para focar na importância de um tema que afeta a todos. Na próxima quarta-feira (4) se encerra o prazo para regularizar ou tirar a primeira via do título de eleitor, e assim ser possível votar nas eleições de outubro.

Talvez para você, leitor ou leitora, votar seja algo completamente dentro da rotina, a cada dois anos. Mas pode ser que tenha na sua família um adolescente que nunca passou por esse experiência. Ou talvez você já tenha mais de 70 anos, quando o voto se torna facultativo, e a relação de candidatos atuais não seja estimulante ao ponto de te motivar a querer sair de casa em um domingo. É um direito para esses dois casos, quem tem menos de 18 anos e mais de 70, não querer votar. Mas justamente por ser algo tão importante e por estarmos em um momento tão difícil que essa participação deveria estimular a todos.

Se aqui costumamos dar um foco maior às eleições municipais, da Prefeitura e Câmara Municipal, quando a região vira alvo de interesse de diversos candidatos que vêm nos visitar, o pleito nacional e estadual não deixa de ser igualmente significativo porque também vai nos afetar. Se geralmente é mais fácil o acesso a um vereador para apresentarmos uma demanda pontual, como a reforma de uma praça, um obra de interesse para um determinado bairro, são os deputados, estaduais e federais, senadores, governadores e presidente que vão trabalhar em questões com um impacto ainda maior. Isso inclui políticas relativas a criação de empregos, do preço da gasolina, da tributação dos alimentos e até a forma de reagir diante de uma crise grave, como a que vivemos com a pandemia. Isso afeta todos nós, sem exceção. E se há uma descrença em relação a qualidade dos candidatos, se a corrupção parece ser endêmica, se a burocracia parece ser intransponível, é justamente por isso que todos deveriam participar.

E para entrar nas matérias dessa semana, cabe dizer que a participação é necessária quando cobramos mais segurança em nossos bairros, diante do aumento de roubos e furtos. É necessária quando se discute a operação de um estádio que afeta a qualidade de vida e saúde dos vizinhos. É necessária quando um número reduzido de propostas da região foram enviadas para serem incluídas no orçamento de 2023, para serem implementadas com o nosso dinheiro.

Por isso regularize seu título. Estimule o interesse dos mais jovens pela cidadania. Saiba do poder do seu voto para mudar o que está ruim. Participe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA