Cuidando da mente desde cedo

0
479

O Dia da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, e o Dia das Crianças, no próximo dia 12, serão celebrados após nossas vidas serem significativamente alteradas por conta da pandemia de COVID-19. Esse período nos trouxe muitos desafios: nossas crianças e adolescentes tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas de escola. E quando essas apresentam condições de saúde mental, muitas ficaram ainda mais isoladas socialmente do que antes.

O conceito de saúde segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. A saúde mental afeta a todos, qualquer que seja a faixa etária, escolaridade, etnia ou nível de renda. Ainda assim, não há acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a saúde é um direito fundamental. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que garante o cuidado integral da criança e adolescente.

Territorialmente, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que são a porta de entrada para o atendimento na área de saúde mental.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA