Peça “Havia um país aqui antes do carnaval” tem apresentações gratuitas

0
751

Foto: Fabíola Galvão

Fabíola Galvão
Espetáculo mostra vivências de diversos povos brasileiros e questões atuais

Com texto inédito do dramaturgo Rudinei Borges, o espetáculo “Havia um país aqui antes do carnaval” apresenta um recorte das diversas faces do Brasil e atravessa questões sociais, políticas e ambientais. A montagem do Teatro Kaus Cia Experimental, com direção de Reginaldo Nascimento, encena em dez quadros as experiências vivenciadas por diferentes povos do Brasil.

A resistência dos territórios ameríndios, o caráter multifacetado dos cenários urbanos e as contradições dos espaços explorados pelo garimpo e destruídos pelas queimadas são alguns temas mostrados na peça. “É uma peça sobre a dor de ser brasileiro nas margens do país. Não é a história dos vencidos. É a história dos que resistem e querem vencer, apesar das intempéries. Vivi parte de minha vida no norte do Brasil, no sudoeste do Pará. A outra parte em vários bairros da imensa cidade de São Paulo. Viajei de ônibus por todas as regiões brasileiras. Assim, me fiz um observador de instantes e territórios imprecisos, mas conversar com as pessoas e ouvi-las me levou à tentativa de compreender a complexidade das existências e vivências”, explica o autor.

O cenário, de Reginaldo Nascimento, traz a representação de um chão de terra batida, com alguns troncos de uma floresta que já não existe mais, contudo, o espaço cênico vai sendo transformado ao longo da peça. A trilha sonora original foi composta pelos músicos Salloma Salomão e Gui Braz, que criaram músicas que permeiam as cenas, acentuando as passagens entre o lírico e popular. O espetáculo apresenta também cantos indígenas e de origem no candomblé, pesquisados por Reginaldo Nascimento e pela atriz Karol Piacentini, e conta ainda com alguns trechos da música Arreuni, do compositor e músico Chico Maranhão.

As apresentações são gratuitas e serão no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295), de quinta a sábado (24 a 26) às 21h, e no domingo (27), às 19h. Os ingressos podem ser reservados pelo link (www.sympla.com.br/evento/havia-um-pais-aqui-antes-do-carnaval/1792675).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA