Ruas do bairro ganham colorido especial com o projeto Calçadas Brincantes

0
856

Foto: Divulgação

Divulgação
Brincadeiras estimulam aprendizado e diversão

Quem caminha pelas ruas Bárbara Heliodora, Carlos Weber, Praça Diogo do Amaral ou Praça John Lennon, entre outras, deve ter notado uma energia nova. Em apenas uma manhã, as calçadas da Vila Leopoldina, Vila Romana e Pompeia ganharam cor, alegria e muita diversão. O projeto Calçadas Brincantes, coordenado pelo programa Escolas do Bem, mobilizou mais de 600 moradores da nossa região, que foram para as ruas no sábado, 28, para pintar brincadeiras nas calçadas.

As conhecidas amarelinhas ganharam novos formatos e um jeito bem diferente de brincar, que estimula a imaginação das crianças e promove um contato ainda maior com a cidade e a natureza. Somente nesta ação promovida conjuntamente pelas escolas Greenkids, Espaço Pensar e Espaço Lúdico, foram pintadas mais de 100 brincadeiras nas calçadas, em um projeto que contou com a doação de tintas pelas lojas dos bairros.

“Participar do Projeto Calçadas Brincantes para mim e para minha família foi um momento único, um momento mágico e que vai ficar registrado na memória familiar e principalmente na memória afetiva dos meus filhos”, conta Tatiane Hamond, do coletivo @mamaesdaleopoldina, que pintou a calçada da Rua Trípoli, 120, junto com sua equipe.

E quem pensa que pular amarelinha é uma diversão apenas para as crianças, está muito enganado. Os adultos também foram beneficiados pelo projeto, tanto os que participaram pintando as calçadas como os que passam pelos passeios e aproveitam para matar saudade da infância. “Eu mesma já brinquei na amarelinha que pintei. Foi como voltar no tempo e reviver as brincadeiras de rua. Só tenho a agradecer por poder fazer parte desse projeto aqui na Leopoldina”, comentou Lilian Reis Sclosa, que fez a amarelinha na Rua Carlos Weber, 151.

O designer Rodrigo Soares Pitorri participou pela primeira vez de uma ação assim, junto com sua filha Bia. Ele criou uma calçada que traz valores pessoais, de empoderamento das crianças. “Foi muito prazeroso fazer esse trabalho com as crianças. Sou muito grato por poder levar essa felicidade para elas e poder celebrar esse momento juntos”, afirmou. Eles pintaram a calçada da Espaço Pensar, na Rua Bárbara Heliodora, 289, Vila Romana.
O projeto Calçadas Brincantes foi realizado simultaneamente nas cidades de São Paulo, Contagem (MG), Itabira (MG) e Feira de Santana (BA). Juntas, as quatro cidades ganharam 480 calçadas pra brincar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA