Uma peça em legítima defesa

0
144

Foto: Divulgação

Divulgação
Plateia testemunha e julga personagens

O palco do Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa) recebe, neste sábado, 11 (21h) e domingo, 12 (19h), um dos mais impactantes textos contemporâneos: Consentimento, da dramaturga inglesa Nina Raine. A entrada é gratuita.

Trata-se de uma tragicomédia, que conta a história de casais amigos, em sua maioria advogados e promotores. Entre festas, encontros e audiências, as relações de amizade, casamento, traição e maternidade evidenciam que não há separação entre suas vidas públicas e privadas.

A peça traz o conflito de pessoas privilegiadas, que se consideram isentas e acima do universo dos crimes e violências com as quais trabalham, até verem os contornos de suas verdades borrados quando, diante de crimes de estupro, se deparam com o conceito do que é o ato de consentir.

É, também, uma peça em legítima defesa. Na berlinda estão as mulheres vítimas de violência sexual, revitimizadas por um sistema que não as acolhe.

A dramaturgia de Nina Raine permite que o teatro se estabeleça na sua vocação arquetípica de fórum e nos lembra, a todo instante, que a verdade, assim como o olhar, tem pontos de vista diversos, algo sem respostas prontas ou definitivas suscitando o debate. A audiência é testemunha e juiz
das narrativas de cada personagem.
Consentimento apresenta uma discussão urgente. Somos cotidianamente testemunhas de notícias de casos em que as mulheres são culpabilizadas pelas violências que sofrem. No Brasil, a violência contra mulher é endêmica, reforçada pela estrutura social desigual e pelo racismo. Consentimento, a peça, é um espelho para as relações que são regidas pela estrutura patriarcal

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA