Obras da Ponte Pirituba-Lapa recomeçam dia 18

0
520

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Grupo se reúne com secretário de Obras

As obras da Ponte Pirituba-Lapa serão reiniciadas na próxima quinta-feira, dia 18. Foi o que garantiu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro, em reunião realizada com representantes dos moradores do Alto da Lapa, Vila Leopoldina e Vila Anastácio, da qual também participou o vereador Eliseu Gabriel (PSB).

De acordo com Monteiro, as obras da ponte, suspensas desde 2020 para que o projeto fosse adequado às solicitações dos moradores, vão recomeçar mesmo com o pedido da Justiça de São Paulo para que seja apresentado um novo relatório de impacto ambiental. “Não fomos informados de que o Ministério Público havia solicitado um novo EIA-Rima. Como as alterações feitas no projeto original não incluem alteração na área em que a obra será realizada, contemplando, basicamente, a construção das alças de acesso às marginais, não vejo sentido em pedir um novo relatório de impacto ambiental, que atrasaria o reinício das obras em cerca de um ano. Vou falar com a procuradora responsável para ver de que forma podemos agilizar isso”, disse.

Para o advogado Jairo Glikson, que representa as associações de moradores – AMOCITY (da City Lapa), ASSAMPALBA (Alto da Lapa e Bela Aliança) e AVL (Vila Leopoldina) e SAVA (Vila Anastácio) –, é importante que as obras da ponte sejam retomadas o mais breve possível. “Mas é preciso tomar cuidado para que a Justiça não entre com efeito suspensivo caso o novo EIA-Rima não seja apresentado. Se isso acontecer, a obra ficará parada novamente”, salientou. Já Eliseu Gabriel, que lutou ao lado dos moradores para que o projeto da ponte fosse retomado e contemplasse as alças de acesso, enfatizou que a obra é de grande importância para a região da Lapa e de Pirituba e que, no Legislativo, vai continuar acompanhando o desenrolar das negociações com o MP.

Durante o encontro, que aconteceu na quinta-feira, 11, Monteiro ressaltou que os técnicos da SIURB trabalharam desde setembro, quando foram aprovadas as alterações ao projeto original, para realizar os estudos e o planejamento das obras. “Nesse tempo todo, não ficamos parados”, ressaltou.

De acordo com o novo projeto, a obra será realizada em quatro etapas, contemplando o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que passará a contar com um total de seis faixas de rolamento, corredor de ônibus e ciclovia; a construção de alças de acesso para os dois lados das marginais; e a ampliação da passagem de nível junto à linha férrea, que terá duas faixas em cada sentido. Além disso, será feita a drenagem do terreno ao longo da avenida e o aterramento dos fios pela Enel. De acordo com a SIURB, as desapropriações  para a realização do projeto serão parciais incluirão áreas do Shopping Tietê Plaza, do cemitério, do mercado Pastorinho e dos condomínios Bandeirantes e Village.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA