Novo efetivo da GCM não chega à Lapa

0
324

Foto: Divulgação

Divulgação
Dos mil guardas formados apenas 5 vieram para a região

O aumento de efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) teve reflexos mínimos no quadro da corporação na Inspetoria Lapa. Das mil novas contrações, apenas cinco foram direcionadas para esse comando, que atua numa região repleta de escolas públicas, próprios municipais importantes, como o Mercado da Lapa, e que tem intenso movimento de ambulantes, além da megaestrutura da Arena Allianz Parque, com impacto direto na segurança população. “Sem apoio político e da população, por meio dos Consegs, não conseguiremos avançar nessa questão”, afirma o inspetor Farias, da GCM Lapa.

Em meados de 2023, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana formou mil novos Guardas Municipais. Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que as novas contratações foram feitas para reforçar ainda mais a segurança na capital. “São mais mil guardas civis metropolitanos nas ruas da cidade de São Paulo. Vamos chegar agora próximo de sete mil guardas e outros 500 vão entrar na academia. Além do aumento do efetivo, nós também trocamos todos os veículos, os armamentos e todos os equipamentos da Guarda Civil Metropolitana”, disse Nunes.

A região mais beneficiada com a chegada de novos policiais da GCM foi o Centro, que do total de novos agentes recebeu cerca de 400. A contratação dos integrantes da Guarda Civil Metropolitana faz parte do Programa de Metas (2021-2024) da Prefeitura de São Paulo, no eixo temático SP Segura e Bem Cuidada (Meta 27).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA