Ministro Paulo Teixeira anuncia estar próxima a retirada da CEAGESP do Plano Nacional de Desestatização

0
127

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Paulo Teixeira e Jamil Yatim visitam Santa Feira do Peixe

Em visita à CEAGESP, o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), afirmou estar próxima a retirada da CEAGESP do Plano Nacional de Desestatização (PND). “Já está acertada e só falta o Conselho do PND autorizar”, anunciou. “Todas as justificativas estão dadas e feitas. A CEAGESP é lucrativa, superavitária e pode crescer muito mais. Este governo vê o sentido da CEAGESP no abastecimento do Brasil”, completou o ministro.

Segundo Teixeira, o governo está contratando um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) com as sugestões para o futuro da empresa.

Durante o encontro com a diretoria da CEAGESP, do qual também participou o ministro adjunto Carlos Mello, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi assinado acordo de cooperação técnica com a Associação Paulista de Supermercados (APAS). “Temos dois objetivos: a gente estudar a melhoria da logística de quem compra no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), para melhorar o acesso ao mercado e o carregamento das mercadorias, de modo a diminuir o custo logístico. O segundo ponto é compartilhar informações do mercado atacadista e dos supermercados, para melhorar a tomada de decisão dos pequenos e médios mercados de São Paulo. A APAS vai fornecer as informações do varejo e nós, as do mercado atacadista de frutas, legumes e verduras”, explicou o diretor técnico operacional da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll.

Já sobre a cessão de terreno do entreposto para aumentar a área do PIU Leopoldina, Jamil Yatim, presidente da CEAGESP, explicou que “o departamento jurídico do entreposto está avaliando se o terreno será cedido ou permutado”. Yatim estima um prazo entre 40 e 50 dias para que as partes cheguem à versão final do acordo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA