Como chegar a todos?

0
221

ARTIGO

José Renato Nalini, Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo

 

Embora as mudanças climáticas constituam o maior risco a que a humanidade está submetida neste século, a notícia parece não ter chegado à população. Poucos sabem que o aquecimento global é causado pela emissão de gases poluentes, causadores do efeito-estufa.

A redução das emissões depende da diminuição do uso de combustíveis fósseis e do crescimento da cobertura vegetal no globo. São relativamente poucos os programas de impacto social-ambiental enraizados na cultura popular.

É urgente replicar iniciativas como a “One Trillion Trees”, ou “Um trilhão de árvores”, lançada em janeiro de 2020, cujo objetivo é plantar ou conservar um trilhão de espécies arbóreas até 2030. A Terra precisa de cuidado e de carinho. Para compensar os maus-tratos a que tem sido submetida durante séculos.

O Brasil precisa ver restauradas suas áreas degradadas. Ninguém é tão desfavorecido que não possa plantar uma árvore, salvar uma árvore ameaçada, coletar sementes, fazer mudas e exigir que o ambiente mereça respeito. Sem isso, o caos que os fenômenos extremos prenunciam poderá chegar antes de que nos tenhamos dado conta de nossa omissão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA