Por meio de acordo firmado entre governo estadual e Prefeitura, o Hospital Sorocabana passa a ser patrimônio municipal. A solenidade da assinatura do termo de cessão de posse (por um período de 20 anos) ocorreu na terça-feira, 17, no saguão do Sorocabana. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab estavam acompanhados de seus respectivos secretários de Saúde (Giovanni Cerri e Januário Montone) e de uma comitiva de vereadores do G-8, Claudinho (PSDB), Paulo Frange (PTB) e Eliseu Gabriel (PSB). “O termo que assinamos hoje é para uma posse de 20 anos, mas vou encaminhar à Assembléia Legislativa Projeto de Lei garantido à Prefeitura a posse definitiva do Sorocabana”, garantiu Alckmin, ao ressaltar a importância da parceria.
Kassab também fez questão de registrar a sintonia entre as duas esferas de governo, agradecendo “o gesto de compreensão” por parte de Alckmin ao “ceder, rapidamente”, o Sorocabana à Prefeitura (a costura do acordo começou em outubro de 2011). “Esse momento é muito importante para a Saúde não só dos moradores da Lapa, mas de toda a cidade. A nossa expectativa é de que em aproximadamente três meses tenhamos a inauguração de uma AMA 24h (pronto-atendimento)”, disse o prefeito.
A AMA planejada pela Prefeitura terá como gestor a Associação Saúde da Família, uma Organização Social (OS) cadastrada na Secretaria de Saúde, que poderá realizar até 15 mil atendimentos mensais nas especialidades de clínica geral, pediatria, ortopedia e cirurgia. A AMA ocupará a área onde funcionava o PS do Sorocabana.
Na primeira etapa de reabertura do hospital, que tem prazo previsto de seis meses, serão disponibilizados 120 leitos para internação. Até o início de 2013, serão incorporados outros 130 leitos. Com isso, será ampliada a capacidade para 1,8 mil internações por mês, incluindo 400 partos mensais pelo serviço de maternidade.
Conquista comunitária
Representantes de entidades corporativas – como OAB-Lapa, ACSP-Lapa, CIESP Oeste, Rotary Lapa e Associação dos Advogados da Lapa, entre outras – e do associativismo de bairro (Consabs Lapa, Associação Amigos da Vila Ipojuca, Associação Amigos do Alto da Lapa) marcaram presença no evento, ao lado de representantes do Conselho Municipal de Saúde e de lideranças do professorado.
Kassab, em seu pronunciamento, destacou o engajamento da comunidade e do Jornal da Gente na luta pela reabertura do hospital da Rua Faustolo. “Essa é uma conquista de todos vocês. Parabéns a todos e também ao Jornal da Gente, esse grande baluarte”, disse o prefeito.