A vez de Soninha
Carlos Fernandes, ex-subprefeito da Lapa e presidente municipal do PPS em São Paulo, acompanhará todos os passos de Soninha Francine, também ex-subprefeita da Lapa, na campanha eleitoral. Soninha é a candidata do partido à sucessão do prefeito Gilberto Kassab. No dia 18, ela participará de encontro promovido pela Rede Nossa São Paulo com pré-candidatos à Prefeitura. O evento contará com a presença de Fernando Haddad (PT), Netinho de Paula (PCdoB) e Gabriel Chalita do (PMDB).
Justiça a ser feita
Comitiva da Subsecção Lapa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Lapa) terá encontro com o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, empossado no cargo no dia 2 de janeiro. A pauta da reunião será sobre a situação do Fórum Regional da Lapa, tanto a questão da nova sede quanto a problemática da infraestrutura do prédio forense da Rua Aurélia, incluindo a volta do Juizado Cível Especial para a Lapa.
Bem colocado
A rotatividade no gabinete principal da Subprefeitura da Lapa não atinge de forma alguma a figura de Rogério Gebara, que chegou à Rua Guaicurus, 1000 em 2008 na gestão da subprefeita Luiza Eluf para a supervisão de Infra-Estrutura e, posteriormente chefia de Gabinete. Eluf deixou a Sub Lapa em 2009 e hoje é pré-candidata a vereadora pelo PMDB. Gebara, porém, continuou firme nas gestões de Soninha Francine e de Carlos Fernandes. Na atual administração do subprefeito Ademir Aparecido Fernandes, Gebara está à frente da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano.
Situação crítica
Sem que nenhum órgão do governo federal, governo estadual ou Prefeitura ponha o dedo na ferida, o flagelo dos moradores de rua na Vila Leopoldina ganha dimensões cada vez mais preocupantes. Não é, de forma alguma, caso para ser tratado e definido em esferas policiais (PM, Polícia Civil e GCM). O buraco é bem mais profundo e delicado, requerendo um plano bem articulado com ênfase na área social. Vários órgaõs públicos das três esferas de governo precisam agir em sintonia nas área da Saúde, Trabalho, Infância e Juventude, Habitação, etc. Entre os sem teto existem diferentes perfis, inclusive quimiodependentes, que, evidentemente necessitam de tratamento especial ou mesmo internação.