A quarta-feira, 14, marcou para sempre a história da Sociedade Amigos de Vila Piauí (Salvipi), que com a inauguração da unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), equipamento integrado à Unidade Básica de Saúde já existente no bairro, mostra a importância das lutas comunitárias por bens públicos. “Numa tarde de setembro, o Boneli (presidente do Consabs) ligou para minha filha e disse: corre para a Doze de Outubro que a vereadora Mara Gabrilli e o secretário das Subprefeituras (Andrea Matarazzo) vão estar por lá. Aproveita e peça para a sua mãe entregar a ela aquele abaixo-assinado onde a comunidade fala que precisa de uma AMA”, lembrou Geni Oliveira secretária da Salvipi. “Sempre acreditei que seria possível concluir com vitória essa luta, só não esperava que a AMA fosse entregue tão rapidamente. Quero agradecer, de coração, à vereadora e ao prefeito Kassab”, acrescentou Geni.
Mara Gabrilli reconheceu o valor da luta comunitária, enquanto que Kassab explicou o modelo de atendimento da nova AMA. “Ela nasce em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Isso garantirá serviços de alto padrão à população”, afirmou o prefeito pouco antes de descerrar a placa de inauguração do equipamento.
Segundo o diretor do Sírio Libanês, Paulo Chap Chap, o hospital irá gerir a unidade da Vila Piauí preocupado, sobretudo no treinamento dos recursos humanos. “Traremos para a AMA os mesmos cursos oferecidos ao corpo de funcionários do nosso hospital”, disse Chap Chap.
Enchente
Depois de acompanhar de longe a inauguração, moradores da Vila Piauí procuraram o chefe de gabinete para Sub Lapa, Rogério Gebara, para fazer um pedido. “Em dias de chuva essa praça (em frente à entrada da AMA) fica alagada. Não dá nem para atravessar a rua. Será que é possível fazer algo para acabar com as enchentes?”, questionou Ângela Maria Alves.
Segundo Gebara, as águas sobem por conta do transbordamento do córrego Ribeirão Vermelho. “Como ele está na divisa de duas cidades (São Paulo e Osasco), as obras são de responsabilidade do governo estadual. A subpre- feitura vai verificar como está a drenagem na região (bocas-de-lobo e galerias)”, assegurou o chefe de gabinete.