A gerente de gestão de relações com clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na região Metropolitana, Samanta Souza, participou do Café com a Comunidade onde falou sobre a crise da água e a necessidade de conscientização da população que a água é finita. O encontro aconteceu em meio à pior crise hídrica de São Paulo. “São 220 litros por habitante e precisaríamos de 110, existe uma gordura, entre aspas, que podíamos reduzir. Quando a gente extrapola esse resultado para os condomínios verticais, a média de consumo é de 300 litros por habitante/dia, lembrando que na região Metropolitana de São Paulo 2/3 da população mora em condomínios verticais”.
Os dados apresentados mostram que há um alto potencial de redução principalmente dos condomínios que são os grandes vilões do consumo de água. A gerente explicou que além do programa de desconto na conta de quem reduz o consumo, a Sabesp também investe em obras, campanha contra vazamentos, redução de pressão no período noturno e de conscientização do consumidor para economia de água e obras para melhorar a reservação, tratamento e abastecimento. “O tempo médio de resposta da equipe caça vazamentos reduziu o tempo de reparo para 20h. Em linhas gerais, as reclamações de falta d’água estão dentro do histórico da empresa (2012 e 2013), lembrando que são 31 mil reclamações de falta d’água para 4,5 milhões de ligações de água, ou seja, 0, 003% das ligações da Sabesp”.