JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER
Depois da inauguração do Terminal de Ônibus da Lapa, em dezembro do ano passado, os olhares se voltam para o problema do Viaduto Comendador Elias Nagib Breim (Viaduto da Lapa). Os seis mil motoristas que trafegam por hora no viaduto sofrem com o mau estado de conservação, principalmente do asfalto.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) informou que o viaduto será recapeado até o final de março. No entanto, as obras nas fundações (estruturais) estarão concluídas somente no próximo ano.
O Viaduto da Lapa liga a Avenida Ermano Marchetti (na Lapa de Baixo), com a Rua Nossa Senhora da Lapa, (Centro Comercial do bairro), passando sobre a ferrovia. O viaduto fica numa região muito movimentada, onde o comércio é a principal fonte de renda, ligando os bairros da Freguesia do Ó e Pirituba à Lapa
Com 300 metros de extensão e 28 metros de largura, o Viaduto da Lapa foi construído em 1962. Nesses 42 anos de existência, nunca passou por reparos ou obras de reforço estrutural, segundo a Siurb. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, a maioria dos 137 viadutos e 47 pontes da cidade de São Paulo têm, em média, 40 anos, necessitando alguma intervenção de engenharia para garantir sua utilização por outros 40 anos. São cabos de sustentação a serem trocados, juntas de dilatação, reparos em fissuras, entre outras restaurações, que a secretaria promete entregar em 2005.
Os reparos fazem parte do conjunto de obras de outros nove viadutos na cidade, além da continuidade das intervenções do Complexo 25 de Março, primeiro programa de manutenção e recuperação estrutural de São Paulo.