As ruas da Lapa de Baixo no trecho interno do perímetro formado pela linha férrea da CPTM, seguida pelas avenidas Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Ermano Marchetti e Santa Marina tiveram velocidade reduzida para 30 km/h. Cabe ressaltar que as vias que circundam a area seguem com velocidade de 50 km/h.
O argumento da Secretaria Municipal de Transportes e da CET é que “a região da Lapa de Baixo concentra grande volume de pedestres, oriundos do transporte coletivo por ônibus e por trem, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo”. A maioria dos moradores concordam com a medida, mas acreditam que o novo limite não será respeitado. “Quero ver se os ônibus e micro-ônibus respeitarão este limite. São irresponsáveis e sequer respeitam o atual limite. Se não multar, tudo seguirá igual”, afirma o comerciante Eduardo Lopes. Ainda não há informações de como será feita a fiscalização na área.
A CET começou nesta semana a colocar a sinalização nas vias de entrada da área, como a Rua Félix Guilhem e Engenheiro Albertin. Segundo a empresa, foram instaladas 48 placas de sinalização vertical de regulamentação, advertência e educativas, além de 8 banners, alertando sobre as alterações. Como nas demais ações do Programa de Proteção à Vida, o objetivo é reduzir os riscos de acidentes. Segundo dados da Secretaria, veículos na velocidade de 30km/h impõe aos pedestres um risco de lesão fatal 50% menor do que a de 40km/h.