O Circuito Queima do Alho 2015 acontece neste domingo, 24, na Ceagesp, das 10h às 17h. A Festa é um concurso culinário que reúne mais de 30 comitivas da grande São Paulo em seis etapas da competição, uma delas na Ceagesp. Os participantes terão que preparar arroz de carreteiro, feijão tropeiro, paçoca (farofa) de carne seca e picadinho de carne, em fogão à lenha improvisado, numa homenagem à culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro, que viajavam pelo interior do país levando o gado. Como as viagens duravam de três a seis meses, os cozinheiros das tropas tinham a preocupação de levar alimentos não perecíveis – conservados em sal grosso – nos lombos dos animais, para preparo. A fogueira, feita com lenha verde coletada na hora, formava uma grande fumaça, que com o cheiro da comida, deu o nome a tradição. Até hoje a comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. O cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo, vence a competição.
Segundo o presidente da Nossa Turma, Manelão, a Etapa Ceagesp é a única do Circuito com renda beneficente. “Toda arrecadação será revertida para os projetos sociais da Nossa Turma (localizada dentro da Ceagesp) que atua como creche para crianças de 1 a 3 anos (em período integral) e atividades no contraturno escolar para crianças e jovens de baixa renda de 6 a 16 anos, do entorno do entreposto da Leopoldina”, afirma Manelão.
Os interessados em saborear a comida devem adquirir seus ingressos no sábado na sede da Nossa Turma da Ceagesp ou na entrada da festa no domingo, na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Entrada: Portão 7. Crianças menores de 10 anos não pagam.