Albergue completa 12 anos

0
945

O Albergue Zancone comemorou  12 anos de funcionamento na quarta-feira, 13. O centro de acolhida masculino a moradores de rua é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social administrado pelo Instituto Rogacionista desde 2003.

A gerente do Instituto, Dulcinéa Pastrello, lembrou que no é comemorado tanbém a libertação dos escravos e de Nossa Senhora de Fátima. “Hoje estamos libertados no papel, mas existe a escravidão de outras formas”, disse Dulcinéa aos moradores de rua abrigados na noite fria da quarta-feira. “Doze anos atrás haviam mais de 300 pessoas dormindo nas ruas do entorno, e apenas oito eram mulheres. Isso nos levou a definir o atendimento inicial aos homens”, explicou a gerente. “Muitos que passaram pelo serviço já retornaram a sua vida anterior, voltando para a família ou formando novas famílias com as pessoas que conheceram nesse caminho. Queremos que aqui seja um local de passagem”, afirmou Dulcinéa.

Adaucto Durigan era subprefeito da Lapa quando o albergue foi instalado. “Consegui esse imóvel, a Prefeitura alugou por meio da Secretaria de Assistência Social. Tivemos o apoio da Polícia Militar, que era comandada pelo coronel Nakaharada aqui, e também da inspetoria da Guarda Civil Metropolitana. O Boneli (então presidente do Consabs) também ajudou bastante. Por um lado fico feliz que o serviço está se mantendo, mas por outro mostra que o problema continua”, declarou o ex-subprefeito. A supervisora de Assistência Social da Lapa, Cleide Leonel também participou da comemoração.

Cerca de 100 homens residem, em média, seis meses na unidade; 50 homens utilizam os serviços de lavar roupa, banho e almoço; outros 20, de modo temporário, para banho e pernoite. Nos 12 anos, o Zancone atendeu cerca de 7400 homens. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA