A presidente da Assampalba (Associação de Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança) Maria Laura Zei afirma que o projeto Traffic Calming da Praça John Lennon foi alterado conforme manifestação da comunidade, na audiência pública do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), em abril. A informação foi dada por Maria Laura à reportagem do JG durante a reunião técnica da Operação Urbana Consorciada Água Branca, quarta-feira, 26, na sede da CET. “O fechamento do viário da Praça John Lennon foi retirado. As praças serão mantidas como estão, mas o traffic calming com as lombadas, à exemplo da Praça José Roberto (Leite Penteado), continuam”, declarou Maria Laura.
Questionada sobre a realização de uma nova reunião para apresentação da alteração no projeto, Maria Laura afirmou que falta oficiar o Conpresp sobre a mudança no Traffic Calming da John Lennon. O Subprefeito da Lapa, Ricardo Pradas, que se comprometeu na audiência pública do Conpresp de abril, a marcar a nova reunião para apresentação do projeto alterado do traffic calming, informa que aguarda o encaminhamento da presidente da Assampalba ao Conpresp para marcar a data.
O objetivo do projeto é de incentivar a redução da velocidade e desestimular a passagem de veículos pelas ruas do entorno da praça (principalmente a Rua Duarte da Costa e Aliados), localizada em area residencial, tombada pelo Conpresp a pedido da própria associação.