Com medo das chuvas

0
1213

FERNANDA DIAS

Há cerca de dois anos, moradores da Rua Blumenau (Vila Hamburguesa) lutam para que a subprefeitura conclua a obra de uma galeria de água pluvial na região. Por conta do problema, eles sofrem com o mau cheiro e enchentes no local.
“Quando o tempo muda, o jeito é rezar para não chover forte”, comenta Maurício Camacho, que reside há 46 anos no bairro, sobre o medo de enchentes na rua.
Segundo ele, a questão seria resolvida se a subprefeitura terminasse a construção da galeria na Rua Professor Helena Moura Lacerda, próximo à Blumenau, iniciada em 1995. A obra, que deveria ser feita por toda a extensão da via ,  possui apenas 100 metros concluídos. As enchentes e o mau cheiro no local são causados pelo estreitamento dessa galeria, que dificulta a passagem de água da chuva num determinado trecho da rua.
Para piorar a situação, no local onde está instalada a galeria funciona, há 15 anos, uma creche. “Certa vez, num dia de muita chuva, as funcionárias que lá trabalhavam tiveram que remover cerca de 96 crianças para casa ao lado”, recorda Camacho. O forte odor é atribuído a três redes de esgoto despejado em águas pluviais.
Alguns moradores alegaram que uma dessas redes seria do hospital particular, Sociedade Beneficente Copercotia (SBC), também situado na Rua Blumenau.
De acordo com o administrador do SBC, Roberto Yoney Hirata, a subprefeitura garantiu que não havia nenhuma irregularidade no sistema de esgoto do hospital. “ Pode haver, isto sim, alguma ligação clandestina na rede coletora”, comentou Hirata sobre essa questão.
Moradores como Mauricio Hirata fazem questão de insistir num ponto. “A  galeria funcionando acabaria com esse problema. É preciso que se conclua os 150 metros restantes”, pondera Hirata. A obra deve fazer parte do cronograma do orçamento de 2006 e, segundo a Subprefeitura da Lapa, esse tipo de serviço é de competência da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (Siurb).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA