Policiamento com qualidade

0
1192

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

O novo comandante do 4ºBatalhão de Polícia Militar Metropolitana (4ºBPM/M), tenente-coronel Rinaldo de Albuquerque Pereira, fez um balanço do primeiro semestre de 2005 e apresentou a sua equipe, durante o 1º Encontro Técnico de Gestão pela Qualidade em Segurança Pública. O evento foi realizado na quinta-feira, dia 30 de junho, no auditório do Colégio Santo Ivo, na Vila Leopoldina.
Desde janeiro, quando assumiu o comando do 4º BPM/M, Pereira vem realizando um novo programa de policiamento na região.
A área de atuação do 4ºBPM/M compreende cerca de 137 quilômetros quadrados e conta um contigente de 1.006 policiais. Para Pereira, esse novo programa consiste na transparência e depende principalmente da participação da comunidade.
Sob critérios científicos e metodológicos, o programa utiliza a Base de Dados do Infocrim, da Secretaria de Segurança Pública, para diagnosticar e definir táticas de atuação. Além disso, o 4ºBPM/M também está utilizando um aplicativo de software para projetar as estratégias, traçando metas e realizando avaliações mensais de desempenho operacional.
De acordo com o comandante essas estratégias são focadas principalmente na comunidade. “A idéia do projeto é diagnosticar e identificar os principais problemas e causas para depois definir o esquema de operação. Sabemos que hoje, o principal problema da região é o furto de veículos. Vamos nos empenhar para reduzir esses índices”, salientou Pereira.
O comandante afirma também que esse novo conceito dentro da instituição amplia o relacionamento entre o 4ºBPM/M e comunidade. E através de um questionário de avaliação do trabalho realizado pelo batalhão, a população poderá criticar e sugerir idéias para o aperfeiçoamento da instituição. “Avaliação de desempenho operacional, índice de satisfação dos usuários e não usuário são alguns dos indicativos apontados no questionário que criamos, que servirá como ferramenta de trabalho para aprimorarmos a atuação dos nossos policiais”, esclarece Pereira, ressaltando que serão promovidos semestralmente encontros e debates com a comunidade para avaliar as metas e expor os resultados alcançados.
Esses questionários, trabalho que contou com o apoio das Faculdades Integradas Rio Branco. poderão ser retirados em farmácia, bancos, bancas de jornal, e no próprio Batalhão.
O 4ºBPM/M fica na Rua Tomé de Souza, 1420. Telefone 3834-2411. www.polmil.sp.gov.br/unidades/4bpmm e e-mail: 4bpmmp5@polmil. sp.gov.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA