Sesc exibe o melhor do fotojornalismo

0
1354

Foto:

Exposição de fotojornalismo no Sesc

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Já imaginou o detalhe da queda de um atleta no Campeonato Mundial de Salto na Finlândia, o vôo rasante de um helicóptero jorrando água sobre um grande incêndio na Califórnia, cavalos refugiados após uma enxurrada no sul da França, retratos de internos num sanatório de Berlim, chineses vendendo sangue para comprar adubo, nigerianas forçadas a trabalhar na indústria do sexo na Europa, ou ainda uma partida de futebol de mutilados em Serra Leoa. Todas estas imagens estão reunidas na mostra “World Press Photo (WPP/2004)”, que o Sesc Pompéia e a produtora carioca Desiderata trazem ao Brasil. São 201 fotos premiadas, que estão à disposição do público gratuitamente até 5 de dezembro.
As obras fazem parte do acervo da Fundação World Press Photo, uma organização independente sem fins lucrativos, comprometida em apoiar e promover o trabalho fotojornalístico. Fundada em 1955, na Holanda, a World Press Photo promove um concurso anual, premiando as melhores fotografias de imprensa, sendo publicadas em catálogos e levadas em exibição itinerante para mais de 35 países.
De acordo com a produtora da Desiderata, Martha Mamede Batalha, a WPP/2004 expõe imagens premiadas de 62 fotógrafos de 23 países divididos em 10 categorias (Notícias Principais; Notícias Gerais; Pessoas; Esporte em Ação; Esporte em Detalhes; Fatos Contemporâneos; Dia-a-Dia; Retratos; Arte e Entretenimento; e Natureza). “A exposição não mostra apenas o melhor das fotos de imprensa no ano passado, a imagem pode ser vista como um documento histórico, contendo os mais importantes eventos de 2003”, observa. O maior destaque da mostra, segundo Martha, é a denúncia da violência no Oriente Médio, principalmente na Guerra no Iraque. Tanto que a foto vencedora desta edição é de um iraquiano consolando o seu filho de quatro anos de idade num centro de reagrupamento de prisioneiros durante a guerra no Iraque. A foto do francês Jean Marc Bouju se destacou entre mais de 60 mil imagens de 2003, tendo sido premiada em Amsterdã em fevereiro do ano passado.
Veja algumas fotos da exposição no site www.jornaldagente.inf.br e no site www.desiderata.com.br.

G Sesc Pompéia traz para o Brasil a exposição World Press Photo. Até 5 de dezembro. Terça a sábado, das 9h30 às 20h30. Domingos e feriados, das 9h30 às 19h30. Grátis. Rua Clélia, 93. Telefones 3871-7700 e 0800-118220. Site www.sescsp.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA