Robô do projeto de logística reversa visita lojas na região da Lapa

0
3639

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Equipe da JICA com o robô no Extra Anhanguera

O robô Descartes chamou a atenção do público ao visitar as lojas parceiras do projeto Descarte ON na região da Subprefeitura Lapa, no sábado, 14. Feito de produtos elétricos e eletrônicos descartados, o robozinho é o mascote do projeto-piloto “Descarte ON” realizado a partir da cooperação técnica entre o governo do Brasil e do Japão por meio da JICA (órgão japonês voltado para cooperação internacional aos países em desenvolvimento) para apoio à implementação da Logística Reversa de Resíduos Elétricos e Eletrônicos (REEE) no Brasil. São Paulo foi escolhida para implantar o projeto-piloto na area da Subprefeitura Lapa. O objetivo é sensibilizar o cidadão sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa do REEE (conforme a “Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos promulgada em 2010 que consiste na responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores para os produtos que causam impactos ao meio ambiente quando descartados).

A primeira fase do projeto-piloto da JICA “Coleta nas Lojas” começou dia 28 de abril em lojas parceiras, com caixas (de 60x50x75 cm) para coleta dos eletroeletrônicos de pequeno porte (como por exemplo secadores de cabelo, forno elétrico, lap top, câmeras e filmadora, ferro de passar, liquidificador e celular). O consumidor pode depositar o eletroeletrônico que deseja descartar em uma das lojas participantes : Casas Pernambucanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Wall Mart (todas na região da Subprefeitura Lapa).”Na recicladora é feita a destinação correta”, conta Sayaka Okamoto, responsável pela Comunicação do projeto da JICA.

Segundo o coordenador do projeto no Brasil, Sérgio Morioka, “até o momento existem projetos JICA vinculados ao REEE somente na Brasil e Malásia. “ Como está no início, a expectativa era de ter pequeno volume de coleta porque (o projeto) ainda foi pouco divulgado, mesmo assim o resultado está acima da expectativa”, disse o subchefe do projeto da JICA, Shigeyuki Shoji. A próxima fase do projeto-piloto é a “Coleta em Casa” para descarte de produtos de médio e grande porte como geladeira, fogão, televisores, que terá custo de R$ 10,00 para o consumidor, mas ainda sem data para início.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA